Conscientização Ambiental
Site criado por alunos de um colégio que visa ensinar e conscientizar o consumo da população
O que é a Pegada Ecológica?
O que a Pegada Ecológica mede?
O termo “Pegada ecológica” foi criado pelos cientistas canadenses Mathis Wackernagel e William Rees em 1990 e hoje é internacionalmente reconhecido como uma das formas de medir a utilização, pelo homem, dos recursos naturais do planeta. A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais renováveis, com a capacidade regenerativa do planeta. A Pegada Ecológica de uma pessoa, cidade, país ou região corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos no nosso dia a dia. Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma maneira de traduzir , em hectares, a extensão de território que uma pessoa, ou toda a sociedade, ''utiliza'', em média, para se sustentar.
A Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos naturais biológicos naturais renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros...) que utilizamos manter nosso estilo de vida. Além disso, a Pegada Ecológica também nos diz se esse consumo está dentro dos limites do planeta e da biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e de absorver os resíduos gerados pelo ser humano.
Qual a Pegada Ecológica média do:
Pegada Ecológica, Biocapacidade e hectares globais:
Qual a relação entre esses três termos? A Pegada Ecológica mostra a quantidade de recursos naturais renováveis que precisamos para manter o nosso estilo de vida atual. A Biocapacidade, por sua vez, mostra a capacidade do país, estado ou cidade de produzir estes recursos. Um país deve, a todo custo, manter sua Pegada Ecológica abaixo da Biocapacidade nacional. Do contrário, os recursos podem acabar se esgotando. Nós, brasileiros, podemos aproveitar a nossa invejável Biocapacidade nacional e, portanto, podemos nos dar ao luxo de manter uma Pegada Ecológica acima da média mundial. Entretanto, isso não significa que podemos partir em um tour de compras desenfreado. Hectares Globais, dentro do conceito de biocapacidade, é uma unidade que representa a produtividade biológica média de todos os hectares produtivos na Terra.
Mundo: 2,7 hectares globais
Brasileiro: 2,9 hectares globais
Paulista: 3,52 hectares globais
Paulistano: 4,38 hectares globais
Para entender mais sobre o que é Pegada Ecológica, veja o vídeo:
Veja abaixo uma matéria do canal Repórter Eco sobre Pegada Ecológica: